Capacitação Stem

segunda-feira, 11 de maio de 2020



Uso e preservação da água no mundo



A importância da água do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra, além de fazer parte de inúmeras atividades dos seres humanos.
A falta de água é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida. Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta, mas isso precisa mudar.
Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência. Para se ter uma ideia, a maior parte das células do nosso corpo possui água, por isso ingerir água é uma necessidade do corpo humano.

A importância da água para o planeta

A água está relacionada não só com o surgimento de vida na Terra, mas também com a sua evolução.
Quando o planeta é visto do espaço, o azul se sobressai pela enorme quantidade de água no planeta, já que cerca de 70% da superfície é coberta por água.
Entretanto, a maior parte da água no planeta é salgada. Há apenas 2,7% de água doce e, desse percentual, apenas 0,1% corresponde à água doce disponível para utilização.



Importância da água para os seres vivos

A água é a fonte de vida de todos os seres vivos. Por isso, nas expedições em outros planetas, a água é um dos primeiros recursos procurados, pois pode ser um indicador da existência de vida.

A importância da água pode ser demonstrada por:

Permitir a sobrevivência dos seres vivos
Equilibrar e conservar a biodiversidade
Regular o clima do planeta

Na Terra existem vários ecossistemas e as diferentes formas de vida são dependentes da água. A água está presente em grande quantidade nos mais diversos seres existentes no meio ambiente, ou seja, ela é um bem comum.
Alimentos são ricos em água, como a alface que a tem em 95% da sua composição. Dependendo da espécie, a água-viva possui até 98% de água no seu corpo. Há também os seres microscópicos, como as bactérias que possuem até 75% de água na sua composição

Importância da água para os seres humanos

Os seres humanos utilizam a água não só para beber, mas também para realizar uma grande quantidade de atividades. As principais são:

  1. ·    Agricultura: a maior parte da água é utilizada na agricultura, a irrigação das plantações é indispensável para produção de alimentos.
  2. ·        Indústrias: a água é utilizada nos processos industriais, incorporada nos produtos e na limpeza dos espaços.
  3. ·        Consumo: a água é essencial, por exemplo, para limpeza, higiene e cozimento de alimentos.


Vale lembrar também que a distribuição da água pelo planeta não é regular. Em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e o seu aproveitamento pelo homem.

Importância da água para o corpo humano

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois desempenha diversas funções.
Veja a seguir as principais funções da água no organismo e como elas são importantes para o corpo humano.

·    Produção de energia: as células precisam de água para realizar as suas funções. Pouca água faz as células trabalharem menos.
·     Transporte: no corpo a água atua como solvente, transportando diferentes substâncias para as células, como minerais, nutrientes e vitaminas.
·     Limpeza: é responsável pela desintoxicação do organismo ao levar as tóxicas para os rins e eliminá-los através da urina, cuja composição é de 95% de água.
·       Regulação da temperatura: a água regula a temperatura do nosso corpo, pois compõe o suor.
·      Regulação do intestino: a água é necessária para evitar que os resíduos dos alimentos, aquilo que o nosso corpo não absorve, solidifique.

Estima-se que 60% do peso do corpo humano seja composto por água e é recomendável que diariamente sejam consumidos pelo menos 2 litros de água.

Preservação da água

Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da terra, o ciclo natural vem sofrendo muitas alterações.

As principais ações para preservar a água são:

·         Proteger os mananciais
·         Reflorestar as margens dos rios
·         Evitar desperdício
·         Utilizar de forma consciente
·         Tratar os esgotos


Os intensos desmatamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d'água. Isto acaba levando ao desaparecimento no período de estiagem (seca).
A impermeabilização do solo das cidades, intensificada pelo uso do asfalto, cimento e calçamento, reduz a infiltração da água, deixando também de abastecer os cursos subterrâneos. Muitas cidades precisam dessa água, retirada com a perfuração de poços para atender as suas necessidades.
A preservação dos rios é muito importante, pois preserva grande parte da vida. Muitas cidades são formadas próximas a rios. As águas fluviais servem para abastecimento, alimento, uso doméstico, irrigação, produção industrial, fonte de energia, e meio de transporte.
Existem algumas formas de resolver esse problema, entre elas, a construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios, beneficiando as áreas secas. Existe, ainda, a possibilidade de transformar água salgada em água doce pelo processo de dessalinização.

Poluição da água

A poluição representa uma ameaça real à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente.
Produtos químicos tóxicos, como metais pesados, cádmio e mercúrio, empregados nas indústrias, produzem detritos que são despejados diretamente nos rios, lagos ou águas costeiras.
Estes detritos podem matar os organismos vivos e se acumular nos tecidos dos peixes e crustáceos. Estes animais fazem parte da cadeia alimentar humana, e a sua ingestão pode provocar graves danos à saúde.

Nitratos e pesticidas utilizados na agricultura contaminam o lençol freático e são associados ao desenvolvimento de vários tipos de doenças.
A poluição térmica, produzida pela água utilizada no sistema de refrigeração das usinas de energia, também reduz a sustentabilidade de rios e lagos.
Por isso, preservar os cursos de água e usá-la de forma sustentável deve ser a grande preocupação de uma sociedade responsável.
Pela qualidade de vida hoje e pela sobrevivência das gerações futuras, é preciso proteger os mananciais, recuperar rios poluídos, incentivar a educação ambiental e o uso consciente da água.

Quais são as etapas do tratamento da água? Entenda como funciona esse processo

Economizar água é uma questão extremamente importante, assim como tratá-la, uma vez que quando ingerida sem o devido tratamento, corremos o risco de sermos contagiados por diversas doenças graves como giardíase, cólera, febre amarela, dengue, hepatites A, entre outras.

Portanto, o processo de tratamento da água é indispensável para garantir uma vida saudável à população. Veja a baixo as etapas que compõem esse procedimento:

Pré-cloração – Este é o momento em que a água chega à Estação de Tratamento de Água (ETA) e é misturada com cloro, cujo objetivo é permitir a retirada de metais e matéria orgânica.
Pré-alcalinização – É colocado cal ou soda na água para ajustar seu pH aos valores necessários nas próximas etapas.
Coagulação – Momento em que é inserido na água sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante. Posteriormente, ela passa por uma forte agitação com o objetivo de facilitar a aglomeração das partículas.
Floculação – Nesta etapa, a água passa por um processo lento de mistura, cujo intuito é formar flocos com as partículas de sujeira.
Decantação – Esse estágio consiste no momento em que os flocos, formados na etapa anterior, depositam-se ao fundo do tanque.
Filtração – Nesta etapa, a água percorre os filtros formados de carvão, areia e pedra para que as partículas resultantes da etapa anterior fiquem retidas.
Pós-alcalinização – Realização da última correção do pH da água que visa evitar a corrosão das tubulações.
Desinfecção – Nessa etapa é usado cloro ou ozônio para eliminar as bactérias e vírus contidos na água.
Fluoretação – Aplicação de flúor para ajudar a prevenir a formação de cárie dentária.

Um dado interessante a cerca desse assunto é que a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – trata 111 mil litros de água por segundo. Parece bastante, não é mesmo? Porém, esse número tende a aumentar ainda mais com os projetos de extensão e melhorias dos sistemas de abastecimento que estão sendo realizados.

Dinâmica Ambiental 

Nenhum comentário:

Postar um comentário